Como dar entrada no seguro desemprego

Para dar entrada no Seguro Desemprego, o trabalhador que tem direito em receber ao benefício deve apresentar no ato da solicitação, o formulário do seguro de cada modalidade devidamente preenchido, acompanhado dos documentos previstos na legislação. Toda esta documentação deverá ser entregue pela empresa contratante, no ato do fim do contrato de trabalho.

Se você trabalhador entende que tem direito ao Seguro Desemprego, atendendo todos os requisitos previstos em lei de cada modalidade do benefício, deverá se dirigir até um dos postos de atendimento das Superintendências Regionais do Trabalhado (SRTE), nos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE), nas entidades sindicais cadastradas pelo Ministério do Trabalho (MTE) mais próximas de sua residência e nas agências da Caixa credenciadas pelo MTE (neste caso, somente para trabalhadores formais).

solicitar seguro desemprego

Documentos necessários

Para dar entrada no seguro é necessário levar os seguinte documentos até a agência do Ministério do Trabalho.

  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou cartão cidadão
  • Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro Desemprego – SD (via verde);
  • Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço)
  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
  • Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;- Cadastro de Pessoa Física – CPF.- Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Qualquer trabalhador poderá também consultar o seguro desemprego pela internet, verificando assim se existe valores disponíveis para saque, bem como quantidade de parcelas e datas.

18

11 Responses

  1. Tamires
    fevereiro 6, 2015
  2. Wallace Regis Oliveira Santos
    julho 7, 2015
  3. ALINE
    julho 22, 2015
  4. Jailton soares
    julho 28, 2015
  5. cosmo de Jesus costa
    agosto 8, 2015
  6. Ricardo Barradas
    setembro 28, 2015
  7. Rita de Cássia Pereira Duarte
    outubro 7, 2015
  8. gesiel divino da cruz
    outubro 12, 2015
  9. HERCULES SANTOS BARBOSA
    dezembro 2, 2015
  10. Adriano Estevam
    dezembro 17, 2015
  11. Júlio César Pereira
    março 13, 2016

Write a response