Agendamento CTPS online: Emissão de carteira do trabalho

A carteira de trabalho é um documento fundamental para os brasileiros, principalmente os que estão preste à completar a maioridade. Com ela, o cidadão poderá trabalhar conforme o regimento das leis trabalhistas, assim como ter acesso aos benefícios sociais destinado à classe trabalhadora, como o seguro desemprego, saque do FGTS – Fundo de Garantia, saque do PIS ou PASEP, dentre outros.

Como forma de evitar filas nas agências, o Ministério do Trabalho e Emprego habilitou o recurso de agendamento online para emissão de carteira de trabalho. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial do MTE. Criamos logo abaixo um pequeno tutorial para você que deseja realizar o agendamento da CTPS pela internet, confira.

Como fazer o agendamento da carteira de trabalho

O agendamento da carteira de trabalho é um processo muito simples e fácil. Deste modo, qualquer pessoa pode conseguir realizar o agendamento deste documento que é tão fundamental para a classe trabalhadora. O processo de agendamento consiste nos seguintes passos abaixo:

  1. Primeiramente, o cidadão deverá acessar uma ferramenta chamada Sistema de Atendimento Agendado, também conhecido como SAA, do Ministério do Trabalho e Emprego pelo seguinte endereço eletrônico:
  2. Na página do Sistema de Atendimento Agendado, o usuário deverá clicar na opção “agendar”, situada no menu localizado na parte esquerda.
  3. Então, o cidadão deverá preencher as seguintes informações:
    1. Estado;
    2. Cidade;
    3. Posto de atendimento;
    4. Tipo de atendimento (que, no caso, será emissão de carteira de trabalho).
  4. O quarto passo consiste no preenchimento de informações pessoais, como:
    1. Cadastro de Pessoa Física;
    2. Data de Nascimento;
    3. Telefone para contato.
  5. Então, o usuário deverá escolher a data de agendamento da emissão da carteira de trabalho. A escolha deve ser feita em um mapa que está sendo exibido na tela. Os dias que estiverem na cor branca estão disponíveis para agendamento. Já os que estiverem na cor vermelha são datas indisponíveis, e a cor amarela significa data esgotada. O cidadão também deve escolher o horário em que deseja atendimento.
  6. Ao término do selecionamento da data e horário, o usuário deverá transcrever um código de segurança que está sendo exibido numa imagem e clicar no botão “agendar” para finalizar o processo de agendamento da carteira de trabalho.

agendamento ctps

Documentos necessários para emissão de carteira de trabalho

Para emitir a carteira de trabalho, é necessário que o cidadão esteja portando alguns documentos essenciais. Eles são fundamentais para que o atendente possa consultar algumas informações antes de inclui-las em seu documento trabalhista. A maioria das instituições que emitem carteiras de trabalho pedem os seguintes documentos:

  • Data de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número do PIS;
  • Telefone de contato ou celular.

Agendamento de emissão de carteira pelo telefone

É possível também fazer o agendamento da emissão de carteira de trabalho pelo telefone. Para tanto, você poderá ligar para o número 158 e selecionar a opção “agendamento”. Então, deverá informar o número do CPF e carteira de identidade. Logo depois, deverá escolher o estado e cidade que deseja emitir a carteira de trabalho.

Saiba também como fazer o agendamento do seguro desemprego online.

2

No Responses

Write a response